segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ALMONDEGAS COM ESPARGUETE



Se há comidas reconfortantes para dias de chuva como o de hoje esta é sem duvida uma delas...

Vamos precisar dos seguintes ingredientes:

Para as almondegas:

250g de carne de porco picada
250g de carne de vaca picada
1 ovo
2 colheres de sopa de queijo ralado
1 dente de alho picado
1 colher de chá de oregãos
3 colheres de sopa de pão ralado
uma boa dose de pimenta preta moída
1 colher de chá de sal

Modo de preparação:

Vamos começar por misturar tudo numa taça grande e amassar bem com as mãos antes de começar a fazer as bolinhas.Eu gosto de as fazer pequeninas..
A seguir colocamos as almondegas num tabuleiro direitinho e levamos ao frigorifico um bocado para fazer com que fiquem bem firmes e rijinhas.



Agora para o molho de tomate:

1 cebola
2 dentes de alho
100ml de leite gordo
1 colher de chá de oregãos
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de azeite
1 lata de tomate em pedaços das grandes
uma boa quantidade de polpa de tomate 1/4 da garrafa ou mais um pouco
um pouco de açucar para cortar a acidez do tomate
sal e pimenta a gosto

Continuando...
Vamos colocar a cebola,os alhos e os oregãos secos no robot de cozinha e vamos triturar até obter uma papa.Aquecemos o azeite e a manteiga numa frigideira grande e funda e depois deitamos esta pasta de cebola e alho na frigideira,deixando aquecer em lume brando ou médio por 5 minutos.Não deixe queimar,junte a polpa de tomate e o tomate em pedaços.De seguida encha a lata do tomate até meio de água fria e deite para a frigideira.Adicionamos agora o açucar,o sal e a pimenta mexemos e deixamos cozinhar por 10 minutos.Não tenha medo...nesta fase o molho de tomate vai parecer-lhe um pouco líquido..mas não se preocupe que mais tarde vai engrossar.



Agora vamos misturar o leite e em seguida vamos adicionando as almondegas uma a uma.Não mexa na frigideira até as almondegas passarem de rosa a castanho para evitar que se partam.



Deixe tudo cozinhar em lume brando durante 20 minutos,tapando parcialmente com uma tampa.O que lhe dará bastante tempo para fazer a massa.



Basta colocar a massa que quiser ao lume (cerca de 80 a 100g de massa por pessoa)num tacho com bastante água,um bom pedaço de sal e um fio de azeite ou óleo para evitar que a massa cole uma á outra.Assim que a água ferver colocamos a massa e assim que levantar fervura são 12 minutos. O tempo de acabar as almondegas.No fim do tempo de cozedura rectifique os temperos,pois pode querer adicionar um pouco mais de sal ou pimenta.Eu por acaso acrescento sempre mais oregãos..
Agora é só colocar a massa no prato,algumas almondegas por cima da massa,bastante molho e salpicar com mais um pouco de queijo ralado..espero que gostem tanto como eu...

BON APPETIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário